domingo, 31 de maio de 2009

Desafio sebrae 2009


Em 2009, os jogadores terão de administrar uma fábrica de brinquedos. Durante o jogo, grupos de três a cinco integrantes terão que trabalhar para gerar o crescimento e encontrar soluções para os problemas administrativos da indústria, aplicando recursos, desenvolvendo estratégias e tomando decisões nas áreas de Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Diretoria e Oficina. As informações são analisadas por um software, que, a partir do desempenho de cada equipe, seleciona aquelas que estão aptas a continuar no jogo e as que serão eliminadas.

Hipótese de 3º mandato de Lula divide o eleitorado, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha feita entre a terça-feira (26) e a quinta-feira (28) passadas revela que uma emenda constitucional para permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorresse a um terceiro mandato receberia hoje o apoio de 47% dos brasileiros e seria reprovada por 49% (disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Em novembro de 2007, a mesma proposta era rejeitada por 63% dos entrevistados e tinha o aval de 34%. A pesquisa mostra ainda que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), possível candidata do PT à Presidência, reduziu em oito pontos a distância de José Serra (PSDB). No principal cenário, ela subiu cinco pontos e foi a 16%; o governador de SP perdeu três pontos e ficou com 38%.
Leia a matéria completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.
PEC
O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou na última quinta-feira, na Mesa Diretora da Câmara, a PEC (proposta de emenda constitucional) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República. Embora ela tenha sido devolvida pela secretaria da Câmara para o seu autor, o deputado promete começar a recolher novas assinaturas na próxima semana. Desta vez, ele deve deixar de fora parlamentares do DEM e do PSDB.
Se aprovada, a matéria autoriza o presidente Lula a concorrer a uma nova eleição e, se eleito, ficar no cargo até 2014.
Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro. Depois de conferidas as assinaturas, a PEC tem que ser admitida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e segue para discussão em uma comissão especial a ser criada na Câmara. Só depois disso é que segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, o que pode não ocorrer a tempo de valer para as eleições de 2010.

ProUni abre inscrições em duas etapas para 91,2 mil bolsas

Quarta-feira, 27 de maio de 2009 - 11:34
Estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira, 27, até 5 de junho. São 91.227 bolsas, das quais 57.432 integrais e 33.795 parciais de 50% da mensalidade.
Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395,00) por pessoa.
O estudante também precisa atender pelo menos um entre os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; se em escola particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; professor do quadro permanente da rede pública da educação básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008.
A Portaria Normativa MEC nº 5, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 26, informa que na inscrição o candidato deve escolher o tipo de bolsa (se integral ou parcial) e marcar até cinco opções de instituições de ensino, de cursos, de habilitações ou turno. Já os candidatos com deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pardos ou pretos poderão optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas afirmativas.
Novidades – O processo seletivo do ProUni para o segundo semestre traz novidades: tem duas etapas de inscrição de candidatos, o que significa dois processos seletivos independentes. As inscrições da primeira etapa vão de 27 de maio até as 21h de 5 de junho. Depois disso, o sistema do ProUni pré-seleciona e divulga os classificados em primeira e segunda chamadas. Todas as fases da primeira etapa serão concluídas em 15 de julho.
A segunda etapa de inscrição, para candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa, vai de 20 a 24 de julho. Esta fase também terá duas chamadas e o processo termina em 14 de agosto. As informações para os candidatos e o calendário estão na página do ProUni, o acesso à ficha de inscrição e a distribuição de bolsas nos estados e no Distrito Federal.
Resultados – Entre 2005 (primeira edição) e o primeiro semestre de 2009, o ProUni possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes no ensino superior privado. No primeiro semestre de 2009, o programa ofereceu 156.416 novas bolsas de estudos, das quais 95.694 integrais e 60.722 parciais de 50% da mensalidade. Com as 91.227 bolsas ofertadas no segundo semestre, o ProUni soma este ano 247.643 bolsas.

NOTÍCIA URGENTE!

Nota do Giro Rondônia!
VivoO jornalista Santiago Roa, o popular Santa, teve que provar ontem que estava vivo. Isso por que no início da tarde ligaram para a redação da Folha em Ji-Paraná perguntando sobre se teria acontecido alguma coisa à figura. Como o jornalista havia saído pela manhã da Capital com destino a Vilhena, juntamente com equipe da “Rede TV”, não foi possível contato com Santa, que estava em viagem. Somente no início da noite de ontem ele conseguiu responder às ligações e disse que nada havia acontecido. Menos mal, já que depois da redução de estômago, Santa se tornou uma pessoa gente fina.