segunda-feira, 28 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TSE confirma quinta multa contra Lula

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou nesta terça-feira, por 5 votos a 2, a aplicação da quinta multa, no valor de R$ 7.500, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada.
A penalidade havia sido aplicada, em decisão monocrática, pelo ministro Henrique Neves.
A representação foi proposta pelo DEM contra o discurso que Lula fez no dia 1º de maio em evento organizado pelo CUT (Central Única dos Trabalhadores) em São Paulo. O presidente recorreu ao plenário do tribunal da decisão de Neves, mas o pedido foi negado.
Seguiram Neves os ministros Arnaldo Versiani, Marco Aurélio Mello, Aldir Passarinho e Ricardo Lewandowski. Já Hamilton Carvalhido e Cármen Lúcia entenderam que não era possível caracterizar propaganda antecipada no evento questionado.
O Ministério Público também havia proposto outro recurso, pedindo que multa fosse ampliada, o que também foi negado. Apenas o ministro Marco Aurélio defendeu que a penalidade fosse aumentada para R$ 25 mil.
Ao pedir a multa, o partido alegou que Lula promoveu a candidatura da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. No discurso, Lula afirmou que sairia da Presidência em oito meses e que estava com a consciência tranquila do dever cumprido. No entanto, o presidente defendeu o "sequenciamento" do governo.
"Ainda falta muito por fazer neste país porque a gente não consegue consertar os erros de 500 anos apenas em oito anos. É preciso mais tempo, mas é preciso que tenha sequenciamento", afirmou Lula. "O Dilma, ouviu aqui o que eu falei: sequenciamento", continuou.
Os ministros também confirmaram a decisão de Henrique Neves de multar apenas o presidente, já que no caso da Dilma, não havia provas de que ela discursou no evento. O partido não apresentou o vídeo da fala da pré-candidata, mas apenas notícias que interpretaram suas falas.
Fonte: Uol

Sete dicas para não cair em armadilhas nas redes sociais

domingo, 13 de junho de 2010

Astrônomos encontram mais jovem planeta fora do sistema solar

   Astrônomos encontraram, por meio de observação direta, o mais jovem planeta fora do sistema solar (exoplaneta).
  A equipe usou o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile, para acompanhar o movimento do exoplaneta Beta Pictoris b, um gigante com nove vezes a massa de Júpiter.
   O sol do planeta, uma estrela branca chamada Beta Pictoris, é também a mais nova estrela conhecida a abrigar um planeta.
  A estrela tem apenas 12 milhões de anos, contra os 4,5 bilhões de anos do Sol do sistema solar terrestre.  Está a 60 anos-luz da Terra, na constelação de Pictor (Pintor).
     O achado mostra que planetas gigantes podem se formar próximo a estrelas em períodos muito mais curtos do que se pensava. 
     Até hoje, cerca de 450 exoplanetas foram encontrados. Mas Beta Pictoris b é um dos poucos a ter sido detectado por observação direta (sem o uso de medições indiretas, baseadas em variações no brilho refletido pelo planeta).
O resultado mostra a diversidade de sistemas planetários existentes, e
novos estudos devem fornecer pistas bimportantes sobre a formação de planetas gigantes como Júpiter.
O estudo foi publicado na revista "Science".

Livro apresenta os "50 carros mais desejados do planeta"; veja trecho