Prova é cancelada
O Ministério da Educação confirmou na manhã desta quinta-feira (1º) o cancelamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que seriam realizadas no próximo fim de semana. A decisão foi tomada porque o conteúdo do exame vazou em São Paulo.
O jornal O Estado de S. Paulo informou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que teria sido procurado na quarta-feira (30) por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas e que as entregaria em troca de R$ 500 mil. As provas seriam aplicadas nos próximos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes.
Ao todo, 4,1 milhões de candidatos se inscreveram no exame. A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do ProUni (Pograma Universidade para Todos). O ministro dará uma entrevista coletiva agora de manhã para falar sobre a decisão.
O ministério afirma ter outra versão da prova, que deve ser realizada em até 45 dias em substituição ao exame vazado. A decisão foi tomada após o ministro confirmar o vazamento com o Inep, órgão responsável pelo Enem. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, comentou o cancelamento da prova ao jornal:
- Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance.
fonte: R7.com
Segundo o jornal da Record, O tema da redação era o Estatuto do Idoso.