sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resumo

Você deve produzir um resumo a partir do texto "Processo Criativo" de Jorge Martins. O Treinamento para a criatividade deve fazer parte do seu cotidiano.
Criar é pois descobrir algo novo, é procurar ser original naquilo que se produz. É inovar no que se diz no conteúdo e, sobretudo, na maneira como se diz na forma [...].
Todo bom anúncio depende de uma boa idéia, que raramente é intuitiva, mas surge, em geral, no processo criativo.
Qualquer ato de criação se processa em três operações distintas na mente humana: No estágio do consciente – a retenção e a evocação; no estágio do inconsciente – a incubação e a criação; e no estágio do consciente – a avaliação e a adequação.

PERCEPÇÃO

A percepção é a atividade consciente, em nível sensorial. Pela qual o homem identifica e conhece os fatos objetivos, como também analisa os fatos subjetivos [...].
Pela percepção capta-se e tem consciência de dados que irão alimentar o intelecto com representações, imagens e informações [...].
Para realizar um trabalho publicitário, é importante seguir estes momentos do processo criativo:
1º Determinar bem o assunto sobre o qual se vai obter informações a partir do briefing.
2º Pesquisar e procurar dados que se refiram ao assunto [...].
3º Refletir e concentrar o pensamento sobre aquilo que se deseja, anotando as idéias que ocorrem [...].

REALIZAÇÃO

A concretização, [...] não é etapa do processo criativo, uma vez que agora é a realização material daquilo que saiu da mente da inspiração.
As idéias vão aparecer em recursos persuasivos e emocionais das mensagens [...].
A criatividade do publicitário tem muitas áreas onde se manifestar, mas as principais acontecem nas mensagens, nos anúncios.
I – Na estrutura semântica dos anúncios [...]
II – Na estrutura formal dos anúncios [...]
Além disso, a criatividade publicitária poderá manifestar-se acentuadamente: nos jingles, nos spots, nos storyboards, nos roteiros, nos outdoors, nos displays etc.

A CRIATIVIDADE

[...] Toda e qualquer empresa é sempre estabelecida como soblução para um problema ou para suprir o que é necessário, ou falta ao mercado consumidor.
Se criar significa, pois, dar existência a algo novo. Isto poderá ocorrer de duas maneiras: Pela invenção e pela descoberta [...].
Para criar, manipulam-se elementos da realidade, ou idéias antigas são combinadas para daí surgir a inovação.
No processo criador. É conveniente e aconselhável não julgar as idéias emergentes de imediato, mas deixa-la amadurecer e possibilitar, assim, a acção do pensamento intuitivo [...].
Trabalhando com associações de idéias [...] as impressões e idéias acumuladas na mente poderão aflorar, complementar-se e possibilitar o surgimento de criações inéditas como conseqüência do relacionamento entre elas.

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Estimular a criatividade significa provocar o surgimento de idéias novas que possam servir como soluções para determinados problemas.
Esta atividade pode ser desenvolvida através:
1º de brainstorms [...]
2º de centros criativos [...]
3º de ambientes culturais [...]
4º de trabalho, trabalho intenso [...]
5º de desprezo por soluções já existentes manifestado pelo inconformismo com a mediocridade e com o preestabelecido, ou lugares comuns.

TREINAMENTOS PARA A CRIATIVIDADE

Criatividade não se aprende, mas se estimula por meio de técnicas destinadas:
• A dar mais autoconfiança nas próprias habilidades criativas;
• A motivar a utilização do potencial que existe em cada pessoa, capaz de gerar novidades;
• A estimular o espírito participativo, acreditando nas idéias dos outros;
• A valorizar a importância do trabalho constante de do esforço continuo;
• A sensibilizar-se com os problemas, para interessar-se por sua solução;
• A aumentar as habilidades criativas pela continua produção de idéias boas e originais.
[…] há indivíduos que em estados de sonolência ou semi-acordados tem inspirações para resolver problemas difíceis e complicados. […]
Todas as pessoas são criativas; portanto, todas devem acreditar neste potencial que existe em cada uma e se manifesta pelo sonhar acordado, pela intuição, pela curiosidade e pela capacidade de inovar. […]
A criatividade depende de três fatores: da inteligência, da emoção e da imaginação produtiva. […]
Só inventara um bom texto quem for preparado e capacitado por formação expressiva adequada, pois ele e invenção e produto da criatividade. [...]
Não podemos esquecer que, se pretendermos “criar”, teremos de começar por descobrir nosso potencial, explora-lo na realização de coisas originais que materializam as boas idéias que nos chegam.
Nosso subconsciente e um reservatório de energia que raramente utilizamos, porque não o conhecemos, nem sabemos mobiliza-lo. [...]
A criatividade gerada pela elaboração mental e questão de confiança de cada pessoa em seu poder interior e muito depende de vontade e de interesse por aquilo que pretende alcançar e como manifestar-lo pela linguagem.
A linguagem e o instrumento técnico que usamos para transmitir sentido pela enunciação. [...]
Somente ao estudar a linguagem, vamos descobrir a relação dos elementos entre si e a maneira como traduzem a significação, ou como podemos com eles construir mensagens. [...]
Atualmente, vem sendo notadas características, nos anúncios de mídia impressa que evidenciam a grande evolução pela qual esta passando a técnica e arte publicitária. [...]

FATORES INIBIDORES DA CRIATIVIDADE

São conhecidos como inibidores em todos os aspectos da criatividade:
• O conformismo com o que se e, ou esta feito.
• O autoritarismo que impõe sempre a ultima palavra.
• O medo do ridículo que receia a opinião dos outros.
• A intolerância pelo que e diferente ou tradicional.
• A valorização exclusiva da continuidade.
• O medo aos riscos com a mudança ou inovação.
• A hostilização as divergências, mesmo que benévolas.
• A não-avaliação das idéias e reflexão sobre elas.
• Os sistemas normativos fechados que não admitem mudanças organizacionais.