sábado, 28 de novembro de 2009

Prepare-se para o resfriamento global

Trechos do relatório: O Sol Define o Clima, disponível no endereço http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=529

Será que dá para acreditar? Afinal, aquecimento global ou resfriamento? [grifo meu](Vagno). Leiam...

Observações do sol mostram que, quanto ao aumento da temperatura terrestre, o dióxido de carbono "não é o culpado". E em relação às décadas vindouras, o que teremos não será um aquecimento catastrófico, mas sim uma queda muito prolongada da temperatura global. Ao longo da última década, a temperatura global na Terra não aumentou; o aquecimento global cessou e já há sinais da futura e profunda queda da temperatura.

Conclui-se que o aquecimento teve uma origem natural, que a contribuição do CO2 para tal fenômeno foi insignificante, que o aumento antropogênico na concentração do dióxido de carbono não serve como explicação para o fenômeno e que, no futuro próximo e previsível, o CO2 não será capaz de provocar um aquecimento catastrófico. O chamado efeito estufa não impedirá o início do próximo ciclo de quedas profundas na temperatura, o 19º dos últimos 7.500 anos, que inevitavelmente se segue aos períodos de aquecimento natural.

O que temos de temer é uma enorme queda de temperatura - e não um catastrófico aquecimento global. A humanidade terá de sobreviver às sérias consequências econômicas, sociais, demográficas e políticas de uma queda global da temperatura, algo que irá afetar os interesses nacionais de quase todos os países e de mais de 80% da população da Terra.

Prepare-se para o resfriamento global

Instiytuto Ludwing von Mises Brasil

Leia também: