sábado, 28 de novembro de 2009

Prepare-se para o resfriamento global

Trechos do relatório: O Sol Define o Clima, disponível no endereço http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=529

Será que dá para acreditar? Afinal, aquecimento global ou resfriamento? [grifo meu](Vagno). Leiam...

Observações do sol mostram que, quanto ao aumento da temperatura terrestre, o dióxido de carbono "não é o culpado". E em relação às décadas vindouras, o que teremos não será um aquecimento catastrófico, mas sim uma queda muito prolongada da temperatura global. Ao longo da última década, a temperatura global na Terra não aumentou; o aquecimento global cessou e já há sinais da futura e profunda queda da temperatura.

Conclui-se que o aquecimento teve uma origem natural, que a contribuição do CO2 para tal fenômeno foi insignificante, que o aumento antropogênico na concentração do dióxido de carbono não serve como explicação para o fenômeno e que, no futuro próximo e previsível, o CO2 não será capaz de provocar um aquecimento catastrófico. O chamado efeito estufa não impedirá o início do próximo ciclo de quedas profundas na temperatura, o 19º dos últimos 7.500 anos, que inevitavelmente se segue aos períodos de aquecimento natural.

O que temos de temer é uma enorme queda de temperatura - e não um catastrófico aquecimento global. A humanidade terá de sobreviver às sérias consequências econômicas, sociais, demográficas e políticas de uma queda global da temperatura, algo que irá afetar os interesses nacionais de quase todos os países e de mais de 80% da população da Terra.

Prepare-se para o resfriamento global

Instiytuto Ludwing von Mises Brasil

Leia também:

Gillette corta a bola da mão de Henry

Zelosa com sua imagem, a empresa multinacional Gillette retirou a bola da mão, em uma das suas publicidades, do atacante francês Thierry Henry, de 32 anos, garoto-propaganda da marca com quem tem um contrato de 7 milhões de euros por ano. A jogada tenta previnir efeitos desastrosos para vendas de seus produtos depois que jogador trapaceou, tocando e controlando a bola com a mão, para ajudar no gol que classificou a França para Copa do Mundo de 2010.

No mundo todo, a imagem de Henry foi mantida igual, segurando a bola. Na França, onde 8 em cada 10 franceses reprovam o gesto irregular do atacante, Henry aparece com a mão no bolso. Os publicitários franceses acham que o gato subiu no telhado. A Gillette prepara o rompimento do contrato. O serviço de comunicação da Procter & Gamble France, proprietária da Gillette, diz que não. Em todo caso, a empresa gostaria que o jogo fosse refeito, que a trapaça não tivesse acontecido. Na impossibilidade, refez o que esta ao seu alcance, a publicidade.

Fonte: Veja.com



Anatel fará reunião para avaliar aumento da demanda

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoverá uma reunião com técnicos das empresas de telefonia celular, no dia 3 de dezembro, para acompanhar o crescimento da demanda, especialmente nos serviços de terceira geração (3G), que no mês passado aumentou mais de 20%. A reunião, segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, faz parte do acompanhamento permanente que a agência realiza desde o início do ano para verificar se os investimentos na expansão das redes de telefonia têm sido suficientes para atender à demanda.

O maior volume de vendas no setor é de aparelhos que permitem conexão à internet pela banda larga móvel. No mês passado, os assinantes da banda larga pelo celular chegaram a 7,9 milhões, contra 6,6 milhões de setembro. Na telefonia celular como um todo, há mais de 168 milhões de assinantes.

Valente lembrou que a agência só tem liberado a comercialização de novos planos quando a empresa confirma a elevação da capacidade das redes para atender o aumento de tráfego com ligações e transmissão de dados. Esse controle permanente tem o objetivo de evitar panes no sistema. "Estamos trabalhando para que isso não aconteça", afirmou o superintendente, depois de participar do 20º Encontro Telesíntese.

Na abertura do seminário, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Ronaldo Sardenberg, anunciou a criação de comissão técnica para analisar os alertas de que possa ocorrer no setor de telecomunicações um "caladão" (pane que deixaria todos os telefones mudos).

Valente informou ainda que a Anatel está estudando a possibilidade de autorizar as empresas a fazerem compartilhamento das redes, o que reduziria custos. A ideia, segundo ele, é permitir que duas empresas usem as mesmas antenas e as mesmas fibras óticas para passar suas frequências.

Ele explicou que, com a tecnologia 3G, é possível manter preservadas as informações de cada empresa. Na tecnologia convencional, o compartilhamento não era aceito pelas empresas porque as informações estratégicas eram facilmente acessadas por outra operadora que compartilhasse a mesma estrutura.

O superintendente acredita que a redução de custos com infraestrutura pode permitir um crescimento ainda maior do número de assinantes. A previsão da Anatel é de que a banda larga pelas redes móveis ultrapasse, já no próximo ano, o número de clientes da banda larga fixa, que hoje está em 13,5 milhões.

Fonte:Portal Exame

sábado, 21 de novembro de 2009

Brasil chega a 168 milhões de celulares em outubro; 82% são pré-pagos

O mês de outubro registrou 1,9 milhão de novos celulares no Brasil, elevando para 168 milhões o número de acessos ao serviço de telefonia móvel pessoal, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Isso quer dizer que, de cada 100 brasileiros, 87,6 têm celular. Se esse ritmo de expansão se mantiver, em menos de um ano haverá um celular para cada habitante do país.

Do total de acessos, 82,3% é de celulares pré-pagos, e 17,7%, pós-pagos. Maranhão foi o Estado que apresentou o maior crescimento percentual de celulares, depois o Piauí, e em terceiro lugar, São Paulo. As regiões Norte e Sudeste são os destaques em crescimento de densidade de celulares no mês.

A empresa Vivo continua líder do mercado, com 29,5% do bolo. Depois vem a Claro, com 25,5% e a TIM, com 23,7% dos clientes. A tecnologia dominante no Brasil é a GSM, presente em 90% dos celulares.

O crescimento nos primeiros dez meses de 2009 é o segundo na série histórica, ficando atrás de 2008.

fonte: Folha Online

A explosão dos ‘jornais populares’


Como alimentar o mundo



CRISE DOS ALIMENTOS


Os problemas agrícolas que causaram o aumento dos preços dos alimentos em 2007 e 2008 e de pessoas famintas não foram resolvidos.

Até 2050 a população mundial será um terço maior, a demanda por produtos agrícolas vai aumentar 70% e a procura por carne vai dobrar. Esse crescimento parece boa notícia para a agricultura e mostra um aumento de riquezas nas classes média e baixa, mas os fazendeiros não podem utilizar mais terras ou mais quantidade de água para aumentar a produção. Além disso, terão que lidar com as consequências das alterações climáticas, que podem prejudicar as terras que serão utilizadas para produzir.

Apesar da recessão e da colheita recorde de grãos registrada em 2008, os preços dos alimentos estão subindo novamente. Neste momento os países precisam investir na capacidade produtiva da agricultura e melhorar o funcionamento do mercado de alimentos.

Como alimentar o mundo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mundo está a caminho de ficar 6º C mais quente, diz pesquisa

Novos dados sobre as emissões mundiais de CO2 (dióxido de carbono, principal gás causador do efeito estufa) indicam que o planeta está a caminho de esquentar 6 graus Celsius neste século, se não houver um esforço concentrado para diminuir a queima de combustíveis fósseis.

"Existe um abismo claro entre o caminho que estamos seguindo e o que é necessário para limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius [nível considerado relativamente seguro por especialistas]", diz Corinne Le Quéré, pesquisadora da Universidade de East Anglia (Reino Unido) e coautora do novo estudo na revista científica "Nature Geoscience".

Na atual década, a principal responsável por puxar para cima as emissões é a China, com seu crescimento industrial alimentado pelo carvão mineral. Hoje, o país é o maior emissor do planeta.

No entanto, os EUA ainda respondem pelas maiores emissões per capita: 18 toneladas, contra 5,2 toneladas dos chineses (a média mundial é de 4,8 toneladas).

Desde 1982, a humanidade produziu 715,3 trilhões de toneladas de gás carbônico, quantidade que equivale ao total de dióxido de carbono emitido por todas as civilizações que existiram no mundo antes disso.


Fonte: Folha de S. Paulo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Equipe capixaba é a vencedora do Desafio Sebrae 2009

Data: 18/11/2009 | Autor: Da Redação | Fonte: Pequenas Empresas Grande Negócios

A equipe Peridilare, do Espírito Santo, é a grande vencedora do Desafio Sebrae 2009. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (17) em uma solenidade no Teatro Ulysses Guimarães em Brasília. Os cinco integrantes do grupo capixaba fizeram uma grande festa no palco, pulando e se abraçando. O quinteto conquistou como prêmio um troféu e uma viagem para conhecer Barcelona, na Espanha. O estudante Bernardo Gonçalves fez um discurso emocionado em nome dos vitoriosos. “Estou muito nervoso”, admitiu. “Este é o segundo título do nosso Estado, o segundo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o segundo do Centro Tecnológico”, disse Gonçalves, que, em nome da equipe, agradeceu a amigos, namoradas e familiares. Em 2007, o Desafio foi vencido pela equipe Engenharia Frenética, também da Ufes. Breno Stutz vibrava após receber o título de campeão do Desafio Sebrae. “É indescritível o que sentimos agora. Por mais que tivéssemos uma atuação regular durante a competição, não dava para prever o resultado final. Agora é euforia total”, afirmou. Emoção semelhante expressou Vinícius Malanquini, companheiro de Breno e Bernardo. “Ainda não caiu a ficha. Depois de várias noites de tensão acumulada chega este momento e a gente explode de alegria”, contou. Este ano, o Desafio Sebrae reuniu mais de 130 mil estudantes universitários de todo o País. Eles tiveram a tarefa de gerir uma fábrica virtual de brinquedos. Em 2010, os participantes vão administrar uma empresa de instrumentos musicais. Na abertura da cerimônia, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, lembrou que a cada ano cresce o número de competidores do Desafio Sebrae. Desde 2000, a competição já contou com a presença de mais de 600 mil estudantes no País e cerca de 70 mil no exterior. “Muitos dos que já participaram deste processo lúdico de entender o mundo do empreendedorismo montaram suas empresas”, observou Okamotto. O presidente do Sebrae chamou atenção para o fato de o Desafio unir todas as regiões brasileiras em torno da cultura do empreendedorismo. Paulo Okamotto citou a Semana Global do Empreendedorismo, que ocorre de 16 a 21de novembro, para lembrar que hoje no Brasil a maioria das pessoas abre um negócio por oportunidade e não mais por necessidade. O diretor de Varejo do Banco do Brasil, instituição que patrocina a competição, Jânio Macedo, elogiou o Desafio Sebrae. “Este jogo certamente já ajudou muitas empresas a crescer”. O coordenador do Desafio Sebrae no Chile, Andrés Jaras, representou os colegas do Desafio Internacional. “Queremos cada vez mais participantes deste jogo para que em nossos países também cresça o empreendedorismo”, afirmou. O estudante Lucas Gomes, da Universidade Federal de Goiás (UFG), representou os mais de 130 mil participantes do Desafio 2009 em um discurso. “Percebemos que o Sebrae estimula nos jovens a capacidade de se trabalhar com pessoas que têm idéias diferentes, de gerir o tempo e de aprender com os erros”. O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, fez projeções sobre que rumos o Desafio poderá tomar nos próximos dez anos. Ele falou da possibilidade de se levar o jogo às nações de língua portuguesa, espanhola e até mesmo inglesa. “Temos condições de expandir o número de países participantes. O mundo está cada vez mais global”, afirmou. Em 2009 o Desafio Sebrae completa 10 anos. O diretor colocou a possibilidade de criação de um Desafio Sebrae Empresarial, voltado para proprietários de negócios de micro e pequeno porte. Ele também arriscou o palpite de que em 2019 pode haver a participação de cerca de um milhão de estudantes brasileiros no Desafio. Pela primeira vez, a semifinal e a final do Desafio Sebrae foram realizadas na mesma cidade, como parte das comemorações dos dez anos do jogo. A semifinal, realizada no sábado (14) e domingo (15), contou com a presença de 32 equipes. A final, que ocorreu na segunda (16) e nesta terça (17), reuniu oito equipes.

http://www.desafio.sebrae.com.br

sábado, 14 de novembro de 2009

Alguns Pontos Positivos e os Negativos do Cinema.

A palavra "Cinema" é uma abreviação de Cinematógrafo ,um aparelho híbrido, associando as funções de máquina de filmar, de revelação de película e de projeção, que foi inventado pelos irmãos Lumière, e teve sua primeira apresentação no dia 28 de Setembro de 1895, na França, no soton de um Café.
O Cinema é considerado a sétima arte, integra os elementos das artes anteriores somando os das novas artes digitais.
É uma arte em espanção no Brasil e no mundo, que ainda não tem muito investimento comparados com as outras mídias, porém de grande relevancia para mensagens culturais, gerando pontos positivos e negativos.
Os pontos positivos do cinema baseia-se em sua capacidade de mostrar realidades históricas através de filmes ou documentários, com pesquisas realizadas, para a credibilidade e veracidade da historia contada, podendo assim apresentar forma educacional culturas antigas e formas de vida.
Como diversão, também tem pontos positivos, sendo uma opção de entreterimento que incentiva a criatividade das pessoas, mesmo quando se trata de um filme de ficção com conteúdo de baixo teor cultural , artisco ou educacional. Para as crianças funciona como uma forma de entreterimento didático, onde elas absorvem muitas informações, por se tratar de um meio que utiliza som e imagem.
Para o mercado publicitario é um ótimo investimento, por poder ter uma seleção de públicos, de acordo com o filme. Pode-se anunciar para target de poucas pessoas ou de massa, dependendo do assunto do filme ou de que para qual público está direcionado. Existem filmes que agradam a massa, e tem os de assuntos mais específicos. Porém, o cinema é um meio que se caracteriza pela grande penetração junto aos jovens de classes A e B. Marcas para este tipo de público conseguem grandes resultados quando investem com publicidade no cinema. A Internet é uma mídia que ajuda o mercado do cinema, tanto na divulgação de filmes, como na disponibilidade que proporciona para que o filme atinja vários lugares mesmo não tendo cinema, através de sites que possibilitam downloads.
O cinema é um meio de muita influência, onde seus pontos negativos ganham destaque na mudança cultural, nas artes que possuem representação de sentimentos negativos que podem incentivar atos de descriminação, violência, sexualidade precoce e etc. Quando o filme tem mensagens negativas injeta na sociedade ideologias que transformam comportamentos de acordo com a mensagem passada.
É um meio onde os personagens viram ídolos de forma intensa, o que principalmente nas crianças reflete de forma negativa, que de acordo com as atitudes que esse personagem representa, gera a imitação.
Para o mercado publicitário, os pontos negativos estão na frequência e no alcance. Existem regiões no Brasil, e até mesmo em outros países, que não tem como cultura assistir filme ou frequentar cinemas, o que toma o cinema uma opção de investimento publicitário, na maioria das vezes somente para grandes investidores, que tem em seu plano, veicular em todas as mídias.
Resumidamente, o que determina os pontos positivos e negativos de um filme, é seu conteúdo, pois é ele que indica que tipo de produto ou serviço deve anunciar ou apoiar sua criação, e quais mudanças ou impactos sociais e culturais pode causar na sociedade